Estão abertas as inscrições para o Edital 476/2015, referente à seleção de um docente para desenvolver atividades acadêmicas no Departamento de Estudos Luso-Brasileitos da Kyoto University of Foreign Studies (KUFS), no período de abril de 2016 a março de 2017, pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani)
O programa é destinado a docentes da USP com título mínimo de Doutor em áreas de estudos de Linguística ou Literatura de expressão portuguesa. Será dada preferência para docentes com experiência de ensino de português como língua estrangeira.
As inscrições deverão ser feitas pelo envio da documentação, que consta no Edital 476/2015 abaixo relacionada, até 28 de setembro de 2015, pelo e-mail mobility.area3@usp.br.
1. Inscrições:
1.1 O candidato deverá apresentar os seguintes documentos (em formato pdf):
I. Carta de intenções com objetivos, projeto e justificativas das diretrizes pedagógicas de atuação na Kyoto University of Foreign Studies.
II. Curriculum vitae com indicações das obras e trabalhos efetuados e publicados, das atividades pedagógicas desenvolvidas, bem como de outras atividades relevantes para a missão da instituição de ensino superior;
III. Até 3 (três) artigos acadêmicos citados no curriculum vitae;
IV. Carta de recomendação atestando a idoneidade do candidato;
V. Cópia do diploma de mestrado ou doutorado nas áreas de Linguística ou Literatura de expressão portuguesa;
VI. Atestado de saúde física e mental para o exercício das funções na KUFS;
VII. Cópia do passaporte;
VIII. Autorização do Departamento de origem para permanecer no Japão entre abril de 2016 e março de 2017.
2. Pré-seleção:
2.1 A seleção será realizada por Comissão ad hoc convocada pela Aucani especialmente para esta finalidade.
2.2 A Comissão avaliará os candidatos, por meio de entrevista pessoal, com base nos tópicos:
I. Curriculum Lattes;
II. Qualidade e exeqüidade do projeto pedagógico, disponibilidade e adequação do perfil do professor à vida acadêmica e cotidiana do Japão;
III. Potencial de retorno institucional para a USP das atividades propostas.
3. Atividades a serem desenvolvidas:
3.1 O candidato selecionado deverá seguir as seguintes orientações básicas de atuação:
I. O conteúdo das aulas é ministrado em português, tendo em vista que o convite é para atuar junto ao departamento de Estudos Luso-brasileiros da Kyoto University of Foreign Studies.
II. O professor fica responsável por ministrar aulas e realizar atividades equivalentes às desenvolvidas por todos os docentes de período integral do departamento de Estudos Luso-Brasileiros da KUFS. USP: Gabinete do Reitor Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/nº - Travessa “4”, Bl. B, 4º andar– Cidade Universitária - 05508-020 – São Paulo, SP – Brasil 2).
III. O professor participante do Programa deverá auxiliar nas atividades acadêmicas ligadas ao DELB (Departamento de Estudos Luso-Brasileiros).
IV. Também se espera do docente no programa de mobilidade internacional que se envolva com pesquisa, participando na elaboração de artigos para periódicos.
4. Benefícios:
4.1 Salário mensal equiparado aos docentes da KUFS.
5. Indicação:
5.1 A Aucani indicará o candidato aprovado para a KUFS, que analisará a candidatura com base no mérito curricular e profissional dos candidatos.
5.2 O candidato aprovado pela KUFS deverá iniciar os trâmites relacionados ao afastamento de suas funções na USP bem como os trâmites necessários ao visto de permanência no Japão, por um ano.
6. Cronograma do processo:
- até 28 de setembro de 2015: período de inscrições, por meio do e-mail mobility.area3@usp.br;
- 6 de outubro de 2015, às 10h: entrevista pessoal na Aucani;
- 7 de outubro de 2015, a partir das 17h: resultado da pré-seleção;
- até 30 de outubro de 2015: resultado final.